Jornalista

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cuidador de idosos, um trabalho promissor


Ainda tramita na justiça, a regulamentação da profissão de Cuidador de Idosos, pois para o Ministério do Trabalho, o Cuidador é registrado como ocupação. Em entrevista com o presidente da Associação dos Cuidadores de Idosos de Minas Gerais (ACI-MG), Jorge Roberto Afonso de Souza Silva, aborda que nos dias de hoje, a impulsão necessária para a visibilidade do idoso no Brasil e o profissional que irá cuidar de todas as suas necessidades e interesses, se deu a partir da novela do Globo, Mulheres Apaixonadas, em 2006, onde um casal de idosos mobilizou o público.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050 a população de idosos será de 63 milhões de pessoas. Em 1980 eram 10 idosos para cada 100 jovens, e em 2050 serão 172 idosos para cada 100 jovens, devido a esperança de vida ao na década de 50 ser de 43,3 anos e 72,5 anos em 2007. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, existem hoje aproximadamente 3,8 milhões de idosos com algum grau de dependência no país. De acordo com o presidente da Aciminas, o cuidador de idosos complementa o trabalho de um especialista da saúde. “O cuidador não é um profissional de saúde, mas complementa de forma eficaz o tratamento de um fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermagem, dentre outras áreas”, explica José Roberto. Para a pessoa se tornar um cuidador de idosos, é necessário que se qualifique antes, em um curso com duração mínima de 60h teoria e 40h de prática em instituições responsáveis por cuidar de idosos. “A exigência mínima para a pessoa que queira se tornar um cuidador de idosos, é que tenha a 4ª série e mínimo 18 anos para fazer o curso. Nos casos da pessoa ser formada em área da saúde, já é um passo a frente, mas mesmo assim, é exigido o certificado de cuidador de idosos para a execução do trabalho”, afirma o presidente.

A Aciminas possui o site www.aciminas.com.br, e nele todo o internauta que precisar de um cuidador de idosos, poderá fazer uma pesquisa, e ver toda a qualificação dos profissionais cadastrados. “Ocorre casos de pessoas que moram no exterior, e os seus familiares estão aqui, aí entram em contato conosco para solicitar o cuidador de idosos. A Aciminas é um elo através da instituição, o cuidador e a família”, declara Jorge Roberto. A Aciminas atende pessoas que moram em Belo Horizonte e região metropolitana.

Como no título, a profissão é muito promissora, e a expectativa para este ano é de 800 empregos como cuidador de idosos. “Entre 2007 e 2008, houve um aumento de 20%, e a expectativa para este ano é de 40%”, afirma Jorge Roberto. Muitas famílias contratam o cuidador apenas para prestar alguns dias de serviço, já outras famílias contratam por tempo indeterminado, e até assinam carteira. A média salarial de um cuidador de idosos hoje é R$3,50 por hora.

A Aciminas foi criada há cinco anos e, está localizada em Belo Horizonte. De acordo com o presidente Jorge Roberto, há 3.000 pessoas cadastradas, e no site da instituição encontra-se 1.300 cuidadores. A Aciminas oferece o curso com certificado para cuidador de idosos no valor de R$200,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário